Obras e reformas em BH e região

Construção de casas modernas: 10 dicas de especialistas

Em suma, a construção de casas modernas virou tendência no Brasil. Você já se perguntou quais são os passos para construir casas em BH?

De fato, a construção de um novo lar é uma das coisas mais estressantes que você terá na vida.

No entanto, conhecer as linhas gerais de como o processo funciona tornará o trajeto muito mais suave.

O que este artigo aborda:

10 passos para iniciar a construção de casas modernas e baratas

Comprar a sua primeira casa pode ser um marco essencial na vida de qualquer pessoa.

Construção de casas modernas

Porém, começar a construir o seu novo lar é ainda mais emocionante porque você está envolvido desde o início.

Então, se você está interessado em construir uma casa e não sabe por onde começar ou o que está envolvido, confira este guia de construção de casas modernas.

1. Planeje-se financeiramente

Primeiramente, existe um ditado muito conhecido, do clássico "Alice no País das Maravilhas" que serve muito bem para esta primeira etapa de construção da casa dos seus sonhos.

O ditado diz que "se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve".

Em outras palavras, se por acaso você se importa com o seu dinheiro e com a possibilidade de contrair dívidas que não terá como arcar no futuro, é melhor fazer de tudo para evitar este caminho.

Para isso, é essencial manter-se focado em relação às suas finanças e elaborar um orçamento do quanto você pode gastar com todo o processo de construção.

Isso é muito necessário se você deseja realmente concluir a obra.

Atualmente, muitos são os casos de pessoas que começam a construir casas, e até se planejam para concluir o trabalho dentro de alguns meses ou um ano. Contudo, esse processo acaba quase sempre atrasando pela falta de planejamento financeiro.

É que, sem elaborar um orçamento fidedigno, a obra chega a um ponto em que o responsável pela construção se vê com o orçamento estourado.

Desta forma, acaba por ter que congelar as obras por não ter condições de pagar os profissionais envolvidos no trabalho.

Isso sem falar no pior que pode acontecer, que é você acabar estourando tanto o seu orçamento que se vê até mesmo na necessidade de se desfazer do lote para pagar as dívidas que acumulou de forma irresponsável.

Portanto, não negligencie essa fase e busque sempre ser verdadeiro consigo mesmo e com a sua realidade financeira atual.

Como fazer um planejamento financeiro para construção de casas modernas e baratas?

Não conte com rendimentos que você não sabe se terá, mas apenas com aqueles que recebe todo mês ou já tem guardado no banco antes de dar início à construção de casas modernas e baratas.

Inclua ainda um valor extra para imprevistos e obras que possam vir a ser necessárias ao longo do processo. Ou seja, fenômenos naturais, com vendavais e chuvas fortes, podem igualmente atrapalhar os seus planos, portanto esteja preparado.

Acredite, essa primeira etapa de planejar-se financeiramente vai te ajudar muito a aumentar as suas chances de concluir a construção da sua nova casa em condominio fechado em BH com sucesso, além de manter a sua cabeça tranquila.

Afinal de contas, saber que poderá aproveitar o seu dinheiro com a sua família e continuar saindo e se divertindo com eles quando a sua nova casa estiver pronta para morar é mesmo um fator de grande sucesso e de conforto para todos os seus.

2. Escolha uma boa área para viver

Antes de começar a construir, você precisa saber onde quer morar.

Por isso, se você é novo em uma área, terá que contar com a internet ou com os habitantes locais para encontrar um bom bairro.

Mas se você já mora na sua cidade há algum tempo, deve ter uma boa ideia de onde é sua localização ideal.

Então, a recomendação é examinar a área em que você está interessado com frequência.

Além disso, procure visitar a área do seu interesse também em diferentes momentos do dia antes de tomar sua decisão final.

Afinal, você nunca sabe quais ruídos ou perturbações podem surgir em um horário no qual nunca visitou a propriedade antes.

3. Garanta um lote

Depois de encontrar seu bairro ideal, você vai querer se encontrar com o construtor para garantir um lote.

Você pode fazer isso diretamente com o construtor ou envolver um agente imobiliário.

A escolha é sua, porém, é bom saber que tendo um corretor imobiliário, ele pode negociar termos especiais com o seu contrato e pode explicar qualquer jargão imobiliário confuso para você.

De qualquer forma, você terá que investir uma certa quantia de dinheiro para obter seu lote e iniciar o processo de construção.

Isso pode variar bastante, dependendo do preço da casa e de quanto tempo você está envolvido no processo.

Você também assinará a papelada para tornar tudo oficial.

Deve haver algum tipo de período de devida diligência em que você ainda possa receber de volta o seu pagamento inicial se mudar de ideia sobre a sua casa em condominio fechado.

4. Contrate um arquiteto e um engenheiro civil para construção de casas modernas e baratas

Para fazer a construção de casas modernas e baratas será preciso ter o apoio de um profissional especializado: um arquiteto.

Para a construção, será preciso o apoio de um engenheiro civil.

Só assim você terá a certeza que está fazendo tudo certo e conforme o previsto em normas brasileiras específicas de construção de casas.

5. Comece a construir a casa

Após o período de diligências, começa a construção da sua casa no terreno.

Se você estiver fazendo uma casa personalizada, precisará escolher uma planta baixa e a cidade precisará aprová-la antes que o trabalho real possa começar.

6. Contrate uma equipe de designers

Em algum momento entre a compra do lote e o início da construção, você se reunirá com o centro de design para escolher suas seleções externas e internas.

Isso inclui tudo, desde pintura, cores de gabinete, bancadas, ferragens e carpete a coisas como a cor exterior, material e arandelas.

7. Acompanhe de perto o andamento da obra

Ao longo do processo de construção você terá visitas guiadas programadas com o construtor e quaisquer agentes imobiliários envolvidos na construção de casas modernas.

Geralmente ocorrem após o encanamento bruto, elétrico e HVAC serem feitos e depois que a parede de gesso é instalada.

Nessa etapa, busque prestar atenção em tudo e faça muitas perguntas para identificar e corrigir quaisquer problemas com a casa.

8. Inspeção final da construção de casas modernas

Depois que toda a construção estiver concluída, você fará a sua inspeção final.

Isso ficará com o superintendente da construtora, seu agente (se houver) e você.

Essa inspeção é frequentemente referida como "inspeção da fita azul".

Durante a inspeção final, você deve estar atento para quaisquer arranhões, amassados ​​e outras coisas que precisem de conserto.

O construtor marcará qualquer coisa que você apontar com fita azul e esses reparos serão feitos antes de você se mudar.

Qualquer coisa que não seja marcada durante a inspeção final geralmente não pode ser reparada depois que você assina a papelada, então seja muito minucioso.

9. Peça por atualizações

Isso é muito importante quando você não pode visitar o terreno todos os dias.

Os agentes da construtora geralmente estão no local durante todo o dia, portanto não tenha medo de pedir atualizações nas semanas em que você não pode fazer visitas.

Então, não tenha medo de ser chato.

Pois, quando se trata de sua casa nova, seja o mais irritante possível para garantir que as coisas sejam feitas conforme prometido.

10. Faça uso de móveis planejados para banheiro

Considerando um banheiro pequeno, a parte de organização e aproveitamento de espaço é um ponto muito importante, afinal, você vai precisar de espaço para guardar diversos objetos de uso do dia a dia.

Uma excelente opção é colocar móveis planejados sob medida no seu banheiro. Pois, valoriza o ambiente e ainda proporciona muita praticidade.

Dessa forma, você terá um banheiro otimizado para poder guardar tudo o que precisa.

Busque uma construtora especializada em construção de casas modernas e baratas

Por fim, contrate uma empresa de obras e reformas para garantir que a construção da sua casa moderna siga todos os padrões.

Afinal, este tipo de empresa conta com diversos profissionais das mais distintas áreas para executar este tipo de projeto.