Obras e reformas em BH e região

Tipos de madeira para telhado: 5 melhores

Em suma, é essencial entender os tipos de madeira para telhado antes de dar início a este projeto.

Na hora de construir ou reformar, definir a melhor opção entre os diferentes tipos de madeira para telhados existentes hoje em dia quase sempre é um desafio.

Afinal de contas, essa é uma estrutura importante e que servira de sustentação para o teto do projeto que está sendo desenvolvido. Mas, o que poucos sabem é que existem algumas opções que os especialistas no assunto consideram as melhores para usar em uma construção.

O que este artigo aborda:

Quais os melhores tipos de madeira para telhado?

Confira abaixo os melhores tipos de madeira para telhado.

Tipos de madeira para telhado

Madeira cambará

Este é um dos tipos de madeira para telhado mais popular da atualidade e não é por acaso. Além de ser resistente a água, a madeira cambará também possui alta resistência a ação de pragas como besouros e cupins, por exemplo.

Por isso, na hora de escolher uma madeira para servir de suporte ao teto da sua edificação, este é um tipo que você não pode deixar de fora da sua lista.

Madeira angelim pedra para telhado

A angelim pedra é um tipo de madeira leve, mas que oferece também resistência contra a ação de cupins e também fungos. Além disso, este é um dos tipos de madeira para telhado que oferece outros diferenciais importantes para qualquer obra, como durabilidade e bom acabamento.

Devido sua leveza e alta resistência, essa madeira costuma ser muito usada na confecção de portas, assoalhos e janelas. Mas, seu uso habitual também inclui a estrutura do telhado.

Outro detalhe dessa madeira que vale a pena destacar é o fato dela possibilitar ser talhada. Assim, você pode criar um layout com desenhos incríveis, para agregar ainda mais beleza e valor ao design do seu telhado.

Madeira maçaranduba

A madeira maçaranduba é uma das opções bastante escolhida quando se trata de madeiramento para telhado.

E existem alguns motivos para isso. Além de ser um tipo de madeira fácil de ser trabalhada, a maçaranduba também pode ser talhada e esculpida com muita facilidade.

Inclusive, esse é um dos motivos que faz com que essa opção seja uma excelente alternativa para usar em áreas cuja estrutura de madeira ficara exposta, como é o caso de varandas e pergolados, por exemplo.

Outras características da madeira maçaranduba é que ela é uma madeira pesada, possui alta resistência a ação de cupins de madeira seca e também a fungos. E se você souber como tratar esse tipo de madeira antes de usar, encerando e envernizando a madeira corretamente, com certeza ela irá durar por muito tempo.

Madeira de eucalipto para telhado

Se você é do tipo de pessoa que aprecia uma solução mais sustentável para usar em seu projeto, então esta é um dos tipos de madeira para telhado que precisa conhecer.

Além de ser uma versão ecologicamente correta, o eucalipto é uma madeira que oferece um excelente custo-benefício em relação a outros tipos.

Geralmente esse tipo de madeira passa por um tratamento especial, onde é banhada por algumas substâncias químicas que a tornam imune a ação de fungos, cupins e outras pragas.

Além disso, essa madeira também é resistente a umidade, um diferencial muito importante quando se trata da estruturação de um teto para edificações.

Madeira paraju

Uma das madeiras mais usadas para compor a estrutura de telhados e outras partes de uma obra é o paraju.

Além de ser uma alternativa resistente, essa madeira nobre possui um visual incrível e é muito fácil de ser talhada. Ou seja, com essa madeira você tem a possibilidade de esculpir a estrutura do seu jeito, deixando o telhado com o seu estilo.

E outro diferencial também importante dessa madeira é que, assim como as outras, ela também é resistente a pragas.

Qual a melhor madeira para telhado?

Como pode ver, existem algumas opções de madeiras muito boas que você pode utilizar em sua construção. E para definir qual a melhor para o seu telhado, é importante considerar alguns pontos:

  • Analise as principais necessidades do seu projeto nesse quesito e compare com as características que a madeira oferece;
  • Veja junto com o profissional responsável pela obra qual entre os tipos de madeira existente se encaixa melhor dentro do layout que deseja implementar;
  • Verifique a opção que oferece o melhor custo-benefício, afinal de contas, você quer contar com uma boa opção de madeira para sustentação do seu telhado, mas também não quer extrapolar o orçamento da obra, não é mesmo?

Contrate uma empresa de obras e reformas especializada em telhados de madeira

Considerando todos os aspectos descritos acima você terá condições de tomar a melhor decisão sobre qual entre os diferentes tipos de madeira é a melhor para a sua edificação.

Caso precise de uma empresa de obras e reformas em BH ou serviços de pedreiro, bombeiro hidráulico ou decoradora, entre em contato conosco.